Skip to content

Os 7 dias de vale tudo. Não crer nas pesquisas!

25 de outubro de 2010

Posted: 24 Oct 2010 11:22 AM PDT

Os 7 dias do vale tudo: o papel da Globo, das “tendências das pesquisas” e do JN da véspera da eleição

via Palavras Diversas

Por que descrer nas pesquisas agora para construir uma vitória sólida e incontestável

O personagem inspirador da imprensa e da oposição brasileiras

A uma semana do 2º turno das eleições mais acirradas desde 1989, entre mídia conservadora e governo, as pesquisas apontam vantagem folgada para Dilma sobre Serra.  Mas não pauto este post pelos resultados destas pesquisas, de onde, em geral, não é possível perceber compromisso com metodologias científicas que fotografem a realidade com fidedignidade, mas como peças para criar “fatos de última hora”, tal como o Ibope e o Datafolha apontaram na reta final do segundo turno.

O que se percebe é uma tentativa sistemática e parcial de alguns setores da imprensa, liderados pelo trio Globo/Veja/Folha de São Paulo, para tumultuar o processo eleitoral e construir um artefato jornalístico capaz de influenciar a vontade da maioria do eleitorado brasileiro a rumar para o candidato de sua predileção: Serra.

O pitoresco e vergonhoso caso “Serra/Rojas” dá um pouco a dimensão do que pretendem fazer.  Foi sintomático a Globo buscar opiniões “científicas” para “comprovar” que Serra foi realmente “agredido” por um objeto, a partir, justamente de uma imagem captada pela Folha de São Paulo…Foram longos e inócuos 7 minutos para tentar provar o que as imagens do celular da reportagem da Folha não provaram.  Patético, mas intencionalmente construído para atingir, em cheio, a candidatura de Dilma e criar uma “comoção nacional” em solidariedade ao “agredido Serra”.

A última pesquisa antes da exploração exaustiva da Globo do caso Serra/Rojas

Na Sexta-feira o Datafolha apresentou nova pesquisa ajustada aos resultados de Ibope e Vox Populi (aquela que o Sérgio Guerra, presidente do PSDB, recusou-se a dar créditos).  Dilma abrira 12 pontos de vantagem.  Mas, pelo que parece, a pesquisa não foi capaz de captar o movimento do caso Serra/Rojas e nem da edição providencial do JN para vitimizar Serra.

Aí é que eu creio que esteja sendo construída uma das tentativas do baronato da mídia contra a vontade popular: na semana decisiva, com dois debates, Record e Globo, surgirem novas pesquisas para mostrar ao eleitorado brasileiro “uma nova tendência, com Serra crescendo sobre os eleitores de Dilma, impactados pela repercussão do factóide da bolinha, tornando imprevisível o resultado do próximo domingo.
Mas será preciso apresentar estas novas “tendências” antes do debate da Globo, na sexta-feira, para que a Globo consiga fazer seu trabalho com mais probabilidades de sucesso, criando o ambiente para a ofensiva de Serra sobre Dilma no debate e conseguir “bons momentos de seu candidato” para a edição do debate no JN de sábado, véspera das eleições…

Não penso ser improvável esta sequência de fatos ser montada, para tentar fazer o golpe final da imprensa e da oposição ter alguma possibilidade de sucesso nesta reta final.

O “Jogo” pode estar 2X0: é preciso ampliar o marcador e não acomodar-se com o placar parcial
O que quero dizer com tudo isso: não se pode pautar, neste momento, que as eleições já estejam decididas e se saia por aí comemorando números que podem contradizer a euforia em poucos dias, todo cuidado com Ibope e Datafolha é pouco…

Manter a seriedade e o foco é imprescindível, para além das pesquisas, consolidar uma vitória sem contestação sobre a imprensa conservadora e a oposição, nesta ordem de importância.

Mesmo que para isso corra-se “o risco de se aplicar uma goleada inesquecível” sobre a oposição, resultado da atenção, esforço, ofensivas e contraofensivas sistemáticas de Dilma, Lula e toda a sociedade organizada contra o retrocesso que representa a candidatura de Serra

NOTA DO BLOG: SE CADA UM DE NÓS ENVIAR EMAILS DIARIAMENTE NESTES 7 DIAS QUE RESTAM, DESMASCARANDO SERRA E A MÍDIA GOLPISTA (O CASO DA “BOLINHA” MATA 2 COELHOS: SERRA E GLOBO), CRIAREMOS UMA REDE QUE IMPEDIRÁ QUALQUER GOLPE MIDIÁTICO. LEMBREMOS: A INTERNET NO BRASIL É ACESSADA POR 68 MILHÕES DE PESSOAS, E QUASE TODAS TEM EMAIL.

OS BLOGS NESTE MOMENTO SERVEM PARA NOS GUIAR E INFORMAR. MAS É PRECISO EXTRAPOLAR A BLOGOSFERA.

PS2: SERRA TENTOU O GOLPE DA BOLINHA PARA FUGIR DE PAUTAS QUE LHE FORAM IMPOSTAS POR DILMA: PRIVATIZAÇÕES E PAULO PRETO. PORTANTO, VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER…

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: